Um diplomata brasileiro na corte de Inglaterra: o Barão de Penedo e sua época

ELOGIO DA MISSÃO A ROMA

Secção Central

N.º 2

Ministerio dos Negocios Estrangeiros

Rio de Janeiro 7 de fevereiro de 1860.

Reservado.

Ilmo. Exmo. Sr.

Foi me presente o officio reservado que V. Exa. dirigio me em 7 do mez proximo passado participando ter ido a Roma e feito pessoalmente entrega ao Santo Padre da carta que lhe foi expedida em Junho do anno proximo passado dando por finda a sua missão especial n'aquella Corte.

Muito grato foi ao Governo Imperial ver o modo porque mereceo V. Exa. ser recebido por Sua Santidade, de cuja benevolas disposições tem elle tido tantas e tão repetidas provas.

Veiu augmentar ainda esta sua satisfação o procedimento attencioso e delicado com que foi a V. Exa. conferida a Grão Cruz de Gregorio Magno confirmando assim Sua Santidade por uma Graça tão especial a confiança que em V. Exa. depositou Sua Magestade p Imperador designando-o pela sua illustração e zelo para represental-o junto da Santa Sé.

Com um despacho desta data remette se a Legação Imperial em Roma a Pastoral que o Conde de Santa Cruz Arcebispo da Bahia fez publicar em 16 do mez proximo passado, manifestando os sentimentos piedosos de que se achão possuidos o Governo, Clero e Povo Brasileiro para com Sua Santidade, pelas attribuições e angustias que tem soffrido nestes unimos tempos o chefe da. Igreja Catholica por motivo da questão Italiana.

Persuado-me que o Governo Pontificio reconhecerá, por esta manifestação, que taes acontecimentos não são vistos com indifferença no Brasil.

Reitero a V. Exa. as seguranças de minha perfeita estima e distincta consideração.

JOÃO LINS CANSANÇÃO DE SINIMBÚ.

A S. Exa.

O Sr. Francisco Ignacio de Carvalho Moreira.

Um diplomata brasileiro na corte de Inglaterra: o Barão de Penedo e sua época - Página 461 - Thumb Visualização
Formato
Texto