V. Ex. fará desta explicação o uso que lhe parecer conveniente si della se apresentar necessidade.
A neutralidade do Governo Francez he para nós meteria de muita importancia. Elle entende pol-a em pratica negando a ambos os belligerantes os recursos que a França lhes poderia fornecer. Convir-nos-ia que a entendesse de diverso modo, isto he, concedendo a um o que concedesse ao outro. Com a força naval de que dispomos sem grande difficuldade impediriamos que o Paraguay chegasse a utilizar-se de taes recursos e assim nos aproveitaria em alguma coisa a neutralidade da França.
O modo como a desejaramos, pois que não podemos esperar que o Governo Francez nos seja parcial, não he contrario ao direito internacional e he justificado por alguns precedentes. Assim, si não estou mal informado, foi a neutralidade praticada pela Belgica durante a guerra da Crimea. Das suas fabricas sahiram artigos bellicos para todos os belligerantes, e a egualdade do procedimento foi garantida por informação Official que dava a cada um dos belligerantes conhecimento regular do fornecimento feito aos outros.
He provavel que o Governo Francez não se ache disposto a proceder désse modo, e que já tenha adoptado publicamente o contrario e lhe seja vedado mudar de resolução. Mas ainda assim tem a questão da sua neutralidade de ser discutida por V. Ex. Elle prohibio a sahida de um navio encouraçado que fizemos construir cerca de Toulon. Entretanto este navio foi encornmendado e contractado muito antes de começarem as nossas operações no Prata, e contractado por fabricantes officialmente recomméndados pela Legação de França nesta arte, e por um Almirante que commandou a sua estação naval naquelles, e neste paiz.
Trate V. Ex. deste assumpto; procure obter que a neutralidade Franceza nos seja o menos desvantajoso que for possivel e, si o navio a que me refiro ainda se achar detido, promova a sua partida fazendo valer para esse fim a anterioridade do contrato, o favor obtido para os seus fabricantes por meio de recommendações officiaes, o procedimento aggressivo e injustificavel do Paraguay e quaesquer outras circumstancias uteis que alem destas possam existir.
Eu dite que o Governo Imperial espera da Missão confiada a V. E. algumas outras vantagens. Destas tratarei agora. Consistem cilas na prompta e segura execução de ordens que V. E. hade receber de outros Ministerios, e cujo resultado promoverá pelos meios ao seu alcance, buscando remover todas as difficuldades que sobrevenham.