El hecho de subrajar "to you" quiere decir parami que escribirá otracosa a V. Exa.
Por los dos estractos que preceden verá V. E., hasta cierto punto que no sin fundamento considero cerrado para nos otros el mercado de Londres en estes momentos.
La autorizacion viene en debida forma.
Conforme.
JOAQUIM THOMAZ DO AMARAL.
(autógrafo de Cabo Frio)
***
Secção Central
N.º 8
Reservado.
(Respondida a 8 de agosto 1855)
Ministerio dos Negocios Estrangeiros
Rio de Janeiro 8 de julho de 1865.
Illmo. e Exmo. Snr.
O Officio reservado que V. Exa. dirigiu-me sob o n.º 4 e a data de 8 do mez findo, contem a declaração verbal que lhe fizera Mr. Drouyn de Lhuys de achar-se levantado o embargo do Corvêta "Brasil", no que concordára o seu collega da Marinha; e acompanha a copia do Memorandum, que sobre semelhante assumpto passou V. Exa. ao Ministerio dos Negocios Estrangeiros.
E por communicação da Legação Imperial em Lisbôa de 11 do mez passado teve o Governo de S. M. noticia de haver a mesma Corvêta partido de Toulon.
Apreciando devidamente a participação de V. Exa., cabe-me em resposta dizer-lhe que o Governo Imperial approva em geral os termos habeis e convenientes com que V. Exa. redigiu o mencionado memorandum; tendo apenas de chamar a attenção de V. Exa. para um ponto do mesmo documento, que me parece dever ser com tempo elucidado afim d'evitar duvidas no futuro.
Diz V. Exa. no periodo que precede ao ante-penultimo do Memorandum que - "a ausencia da Corveta" Brasil, quando mesmo possuisse este navio as qualidades de construcgo necessarias para penetrar nas agôas do rio Paraguay, não póde ter influencia alguma sobre o resultado certo da guerra etc.".
A asserção sublinhada impossibilita-nos de aproveitar a Corvêta nas adias do rio Paraguay no serviço da guerra actual, pois declara que não tem a mesma Corvêta as qualidades