e lavradores. Não deve chamar-se renda da Corôa, tudo quanto pagam os povos, mas tão sòmente o líquido que entra nos cofres reais, depois de satisfeitas as despêsas necessárias para a manutenção das pessoas, e para os meios empregados na cobrança e arrecadação dos impostos. Oitenta mil aguazis absorvem em Espanha grande parte da renda, e não impedem correspondentemente os contrabandos nem os descaminhos e por consequência não obstante serem avultados os tributos, são diminutas as rendas reais, o povo é oprimido, e o tezouro real é desfalcado com as enormes despesas feitas com os oficiais destinados a promover a percepção e a evitar o descaminho das referidas. Pelo que, nesta alternativa, é sem dúvida muito mais conforme ao magnânimo e paternal coração de V.A.R. que o dinheiro que não entra nos seus reais cofres para ajudar as despêsas do Estado, fique antes nas mãos dos seus vassalos industriosos e trabalhadores do que se derrame pelas dos cobradores, e mil outros oficiais inúteis e ociosos da justiça e da fazenda.
§ 7º
O máximo de entrada para o real erário e o mínimo de imposto.
É problema de administração pública, que agora se trata de resolver pelas disposições do alvará. Parece à primeira vista transcendente e obtuso, julgo, contudo, que a sua solução não é tão difícil como se poderia imaginar.
O cálculo da última arrecadação, para o erário, mostrando qual é a renda atual líquida das minas para a corôa, e sendo demonstrado que o imposto mais rendoso é aquêle cuja arrecadação, sendo mais simples é pago sem violência, deverá ser o imposto desta natureza, preferido a outro qualquer mais complicado, ainda na aparência maior; sendo igualmente uma verdade clara e indubitável, que não é a importância peculiar de cada direito, mas sim a repartição dêles que avulta, segue-se que abolindo V.A.R. o quinto do ouro extraído das minas, e ordenando que nas casas de Permuta se tome por 1$400 a oitava de ouro de 22 quilates, e que sem mais exigir se dê por quatro oitavas do referido ouro uma peça de 6$400. Dêste modo, penso que se conseguirá satisfação e boa vontade nos