O intendente Câmara; Manuel Ferreira da Câmara Bittencourt e Sá, Intendente Geral das Minas e dos Diamantes (1764-1835)

ESCRITOS DE MANUEL FERREIRA DA CÂMARA BETHENCOURT E SÁ

Memória, intitulada: "Ensaio de Descrição Física, e Econômica da Comarca dos Ilhéus na América". (Premiada pela Academia Real das Ciências de Lisboa, na Assembleia de 13 de maio de 1789) - Publicada no tomo I das Memórias Econômicas da Academia Real das Ciências de Lisbôa.

Memória, intitulada: "Observações feitas por ordem da Real Academia de Lisbôa, acêrca do carvão de pedra da freguesia da Carvoeira"; setembro de 1789.

Memória, em francês, sobre as minas de chumbo e de prata da Alemanha, e sôbre a fundição de ferro por meio de diminuta porção de combustível, e por um processo novo. (Indicação do Dr. J. F. Sigaud). Inédita e desconhecida.

Memória, analítica, sobre o trabalho que dom Rodrigo de Sousa Coutinho (Conde de Linhares), escreveu e apresentou ao Conselho de Ministros seus colegas, sob a denominação de: "Sistema político que mais convém que a nossa corôa abrace para a conservação dos seus vastos domínios, particularmente dos da América, que fazem própriamente a base da grandeza do nosso augusto trono". Lisboa, agosto de 1798. - Inédita.

"Memória, analítica, sobre a memória escrita e enviada do degredo de Angola, pelo inconfidente Dr. José Alvares Maciel, sobre a fábrica de ferro de Nova Oeiras". Lisboa, agosto de 1798 - Doc. anexo n.º 5.

Memória sobre a "Permuta de todo o ouro em pó por moeda corrente", escrita em janeiro de 1799, por ordem do

O intendente Câmara; Manuel Ferreira da Câmara Bittencourt e Sá, Intendente Geral das Minas e dos Diamantes (1764-1835) - Página 573 - Thumb Visualização
Formato
Texto