ministro Dom Rodrigo de Sousa Coutinho" - Inédita.
Memória apresentada ao ministro D. Rodrigo de Sousa Coutinho, sobre "Os meios de obter o cobre necessário a cunhagem das moedas destinadas aos nossos estabelecimentos americanos, e particularmente para a projetada permuta de todo o ouro em pó por moeda corrente; janeiro de 1799". Doc. anexo n.º 6 - Inédita.
Projeto do alvará de 13 de maio de 1803. Organizado para substituir no Brasil o Regimento Diamantino de 2 de agosto de 1771, conhecido na capitania de Minas Gerais, por "Livro da Capa Verde". Autoria identificada neste trabalho.
Resposta dada à Câmara da cidade da Bahia, sobre diferentes quesitos, que lhe foram feitos por parte do governador, em conseqüência de ordens que, para isso tivera de S.A.R., no ano de 1807. (Vide p. 121). Inédita.
Informação sobre a lavra de Ouro do Morro do Pilar. Tijuco, setembro de 1818. (Vide pag. n.º 210). Inédita.
Plano para a abertura da estrada que da Real Fábrica de Ferro do Morro do Pilar, se vai, segundo as ordens régias abrir para o rio Doce. Fevereiro de 1819. Docs. anexos 60 e 60 a. Inéditos.
Parecer dado a D. João VI, sobre a representação que lhe fizera o Inspetor das Sociedades de Mineração (Guilherme, Barão d'Eschwege). Tijuco, novembro de 1819. Doc. anexo n.º 62. Inédito.
Parecer dado à 2ª Junta do Govêrno Provisório da Capitania de Minas Gerais, sôbre o requerimento dirigido ao seu presidente D. Manuel de Portugal e Castro, pelos habitantes da Demarcação Diamantina, esbulhados de suas lavras pela Junta dos Diamantes. Tijuco, julho de 1822. Doc. anexo n.º 66 c Inédito.
Proclamação ao povo da Demarcação Diamantina. Doc. anexo n.º 72.
Proclamação ao Povo de Tijuco. (Vide p. 250).
Pedido de demissão do cargo de Intendente Geral das Minas e dos Diamantes. Abril de 1822. (Vide p. 244). Inédito.