todos os árcades foi Gonzaga o que melhor compreendeu e sentiu o suave canto do cisne de Teos. Lhano, simples e bucólico, era nele dom natural essa eterna formosura da simplicidade rural e agreste." Se era o melhor intérprete do estilo anacreôntico não podia ser similar aos demais de seu tempo...
É certo que o mesmo João Ribeiro endossou, com seu nome (quando colaborou com Sílvio Romero na História da Literatura, estas palavras: "Não tinha grandes recursos de forma, nem audácias de pensamento; mas tinha suavidade na expressão, clareza nas ideias e o seu sentimento era real." Tinha, assim, aquela sinceridade espontânea, essencial ao lirismo e podia na expressão de Musset "écouter dans son coeur l'echo de son genie.".
Por falar em Sílvio Romero, deixaremos aqui o seu depoimento a respeito de Gonzaga como poeta. Diz ele que Dirceu era um verdadeiro talento; "porque através daquelas roupagens arcádicas deixa notar as belezas de um lirismo franco e até as verdades de um realismo perfeito.
Êle tem algumas composições que poderiam ser assinadas por qualquer dos mais extremados realistas contemporâneos."
E, falando a propósito da Lira XIX, diz Sílvio Romero: "Isto é de um naturalismo perfeito; é a pintura da vida."(1) Nota do Autor
Alcântara Machado, que ocupou a cadeira acadêmica sob o patrocínio de Tomás Antônio Gonzaga, negou-o de dois modos: como inconfidente, cuja qualidade não lhe reconhece, pois o conhecimento das devassas