Regiões e paisagens do Brasil

sintamos bem mais à vontade. Isto explica, de maneira muito razoável, o hábito de fazer a sesta, de 12 às 15 horas, ou o horário das repartições públicas estaduais e municipais (de sete às 12 horas), fatos que não poderiam ser considerados senão uma imposição do clima regional. Por outro lado, a posição N-S do vale do Itapecuru favorece a penetração das massas de ar oceânicas, sobretudo o alíseo setentrional, que beneficia toda a sua porção inferior.

Traços da vida humana no vale do Itapecuru. - Os municípios que se alongam através do vale do Itapecuru, no trecho que vimos focalizando, ocupam uma área de cerca de 26.700 km², o que corresponde a oito por cento da área do Estado do Maranhão. No entanto, a população que ali vivia, em 1948, perfazia um total de 234 mil habitantes, o que corresponde a uma densidade de nove habitantes por km² e a 16% do total do Estado.(3) Nota do Autor Isto significa que sua densidade demográfica, sem dúvida modesta, é superior à média do Estado (cerca de cinco habitantes por km²).

Percorrendo a região, não se tem ideia, realmente, de uma zona densamente povoada; é que a população se espalha pela área rural, onde vivem nada menos de 90% do total desses municípios.

Os aglomerados urbanos apresentam cifras bastante medíocres em sua população urbana e suburbana, não ultrapassando nenhum deles dez mil habitantes. Caxias, inegavelmente, é o mais importante, representando mesmo

Regiões e paisagens do Brasil - Página 18 - Thumb Visualização
Formato
Texto