Regiões e paisagens do Brasil

b) EXTRAÇÃO DE AREIA

Em diversos pontos da planície aluvional, pode-se registrar a presença de "portos" de areia; correspondem às pequenas lagoas criadas pelo rio Tietê. A oeste da região, próximo à confluência do Aricanduva, há uma exploração dessa espécie; mas é no trecho mais amplo da várzea, nas proximidades de Eng. Goulart, que os melhores exemplos podem ser encontrados, havendo quatro "portos" em franca atividade.

A areia é retirada do fundo das lagoas por meio de dragas, que exploram depósitos situados a três ou quatro metros de profundidade. Assim obtido, o material passa para barcos apropriados, que se destinam ao transporte até às margens. Junto a estas chegam os autocaminhões que deverão conduzi-lo até os centros de consumo da Capital. A via férrea é pouco utilizada para esse fim; por isso mesmo, os "portos" de areia da zona de Eng. Goulart (entre os quais se destaca o Porto Ribeiro, por nós visitado com maior vagar) utilizam a estrada que liga a localidade à estrada de Guarulhos, cujo traçado é paralelo à via férrea e cuja construção data de uns cinco anos.

Em geral, são os próprios proprietários dos terrenos da várzea os que mantêm a exploração desses abundantes depósitos de areia, de importância muito grande para as construções da metrópole.

Tal atividade, conjugada com a das olarias, tem consequências notáveis para a geografia física da região, pois, como já tivemos ocasião de acentuar, acaba por influir no próprio regime do rio.

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