Regiões e paisagens do Brasil

sarilhos. Os morangos merecem a preferência dos hortelãos nipônicos; mas também são cultivados uvas, pêssegos, ameixas amarelas do Japão, ameixas pretas, limões sicilianos, caquis, peras, laranjas etc.(41) Nota do Autor A seu lado, aparecem as culturas de tomates, aspargos, alcachofras, couve-flores, alfaces, cenouras, repolhos, batatinha etc. Enumerando essas culturas, desejamos apenas dar uma ideia do que significa este pequeno "parque" agrícola, que se dedica ainda à produção, em larga escala, de ovos de granja.

Em um quarto de século, por conseguinte, toda uma vasta extensão de terras inaproveitadas se transformou numa região intensamente humanizada, cheia de vida e de movimento. Por intermédio de organizações cooperativistas (notadamente a Cooperativa Agrícola de Cotia e a Sociedade Cooperativa Agrícola Suburbana da Capital), toda a produção é encaminhada para o mercado e as feiras da metrópole paulistana, através da rodovia e da estrada de ferro. Diariamente, por volta das quatro horas da madrugada, reúnem-se na estação de Itaquera os que vão vender seus produtos na Capital; mas, por volta das 11 horas, já se acham novamente nos sítios da "Colônia".

Apesar de serem numerosos os nipo-brasileiros, o conhecido isolamento desse elemento étnico também ali pode ser registrado. Curiosa, porém, é a preocupação (espontânea ou recomendada, não sabemos) que têm os brasileirinhos de facies mongólico em ser afáveis e comunicativos, saudando à moda cabocla aqueles com quem se cruzam pelos caminhos, embora desconhecidos e estranhos como era o nosso caso.

Atividades agrícolas. - Pelos seus característicos e pelo vulto de sua produção, a "Colônia" de Itaquera

Regiões e paisagens do Brasil - Página 200 - Thumb Visualização
Formato
Texto