repletas de enxofre e de cloro, criam uma atmosfera algo sufocante, o que constitui fator negativo para a formação de um núcleo de povoamento estável e numeroso em São Miguel.
Alguns km para oeste, próximo à estação de Comendador Ermelino, erguem-se as instalações da Fábrica Celosul, que ocupa uma área de oito mil m². O fato de possuir terrenos no lugar e a presença do Tietê justificam a fundação, em 1941, desse estabelecimento pertencente às Indústrias Reunidas F. Matarazzo. Cerca de 150 operários, procedentes da Capital e também de São Miguel, trabalham na fabricação de papel celofane, utilizando celulose extraída do algodão.
A vida nas várzeas. - O aproveitamento das várzeas na região de São Miguel longe está de poder ser comparado ao da região da Penha e, mesmo, ao que se nota na região de Itaquera. Quando cotejamos a importante área por elas ocupada e o que delas retira o homem, não podemos deixar de concluir que ali se acha uma zona de verdadeiro anecúmeno.
A várzea do Tietê, que é a mais vasta e o grande elemento físico da região (como já tivemos ocasião de acentuar), constitui um "deserto" de homens. Além dos trechos ocupados pelas duas fábricas e por alguns bairros residencias de exceção (como a Cidade Nitro-Química e o Parque Paulistano), muito pouco existe de efetiva ocupação humana. As olarias são raras(48) Nota do Autor e, quando aparecem, guardam proporções modestas, representando um papel nitidamente local. A exploração de areia tem um caráter esporádico, como acontece próximo a Itaim.
Nas várzeas menores é que surgem algumas culturas, mas quase sempre para o consumo próprio. O único