Atualmente, é a estrada de ferro a via mais utilizada pelos que habitam ou trabalham na região. Seu tráfego, porém, não pode ser comparado com o da linha Tronco, como também nela não se registram os acúmulos de passageiros tão comuns nesta última. Basta dizer que enquanto apenas 13 trens suburbanos trafegam normalmente pela Variante, cada dia, pela linha Tronco passam nada menos de 33, num e noutro sentido.
Além desse meio de transporte, São Miguel pode ainda contar com uma linha de auto-ônibus que o põe em contato com a Penha, utilizando-se da rodovia interestadual.
Fora daí, queremos lembrar as estradas de segunda categoria, como as que unem São Miguel a Itaquera e a Lajeado e como a que vai de Itaim a esta última localidade. Guardam o sentido N-S, servindo assim de complemento à Rodovia São Paulo-Rio e à via férrea, cujo sentido é o de O-E.
De São Miguel ainda parte uma estrada secundária que se dirige para Arujá, na outra margem do Tietê.
A REGIÃO DE ITAQUAQUECETUBA E POÁ
Os extremos orientais da região suburbana. - A região situada imediatamente a leste do vale do ribeirão Três Pontes apresenta os dois elementos marcantes da topografia da região de São Paulo: as colinas e as várzeas. Entretanto, umas e outras oferecem característicos próprios, que as tornam algo diferentes das existentes nas zonas já estudadas.
As colinas terciárias, elevando-se ligeiramente no sentido N-S, apresentam altitudes que no seu trecho meridional, chegam a alcançar a cota dos 900 metros. Nesse terreno ondulado, a vegetação é mais exuberante, sendo