madeira, a cera, a grã, até trigo;(5) Nota do Autor no período das grandes navegações importava "tudo para a sua mesa - menos sal, vinho e azeite. Do estrangeiro vinham trigo, centeio, queijo, manteiga, ovos, galinha".(6) Nota do Autor Daí a criação gradual duma frota que tanto servia para a exportação dos seus produtos como para a aquisição, no ultramar, de mercâncias que pudesse levar aos portos atlânticos da Europa. E desde que os caminhos terrestres e mediterrâneos do Oriente, onde havia ouro, pedras e especiarias de alta cotação, estavam sob domínio dos turcos e venezianos, um comércio vantajoso, menos onerado de tributos e menos arriscado, só seria possível com a descoberta duma rota marítima para a Índia. A invenção anterior da agulha de marear, do compasso, do astrolábio, para cujo aperfeiçoamento também muito concorreram o seu conhecimento dos astros, das correntes marinhas e dos ventos, e a sua experiência na construção de naus capazes de enfrentar o mar alto, contribuíram para facilitar aos portugueses o surto glorioso dos seus descobrimentos e o achado da cobiçada rota. Esses progressos técnicos certamente não teriam sido alcançados sem o poderoso estímulo dos grandes móveis espirituais e materiais da expansão lusitana.(7) Nota do Autor