História do Brasil T5 - A República, 1956

(indulto de desertores, abolição de castigos corporais) - era preciso ver o que ia pelas províncias, com a passagem do poder às novas autoridades.

A contrarrevolução seria provável, teria de fato explodido(1), Nota do Autor se a não desautorizasse o imperador, tomando filosoficamente o caminho do desterro. Foi a sua partida noturna, habilmente insinuada nas medidas urgentes do restabelecimento da ordem, depois da parada de 15 de novembro, o sinal da capitulação das últimas resistências, a mais significativa, ou a mais poderosa, a da Bahia, cujo comandante das armas era o irmão mais velho de Deodoro.

O que aconteceu nas províncias (desde 16 de novembro, segundo o decreto institucional, Estados Unidos do Brasil)(2) Nota do Autor, testemunha a feição especial que nelas tomou o levante, e as suas possibilidades civis.

Em São Paulo

De posse da repartição dos telégrafos, o tenente Vinhais (que na redação d'O País, de Quintino, era o encarregado dos telegramas) se comunicou com as províncias, a anunciar a vitória da revolução. Esses despachos derrubaram, um após outro, os governos locais,

História do Brasil T5 - A República, 1956 - Página 14 - Thumb Visualização
Formato
Texto