alhures.(1) Nota do Autor De 1920 é a "Révue de l'esprit nouveau", de 22 Vers une architecture, de Le Corbusier. Entra no Brasil pela mão de Lúcio Costa(2) Nota do Autor Desmoronada a ordem antiga (24 de outubro de 30), soçobrou com ela o estilo em voga(3); Nota do Autor e na direção da Escola de Belas Artes reformou Lúcio Costa (notável arquiteto) os cursos, contratou professores modernos, preconizou o contemporâneo, aconselhou a vinda de Le Corbusier, para projetar o edifício do ministério da Educação (pilotis, terraços-jardins, estrutura independente, fachada livre...)(4) Nota do Autor Evidentemente a forma se ajustava ao material, seguia-lhe a sorte, na passagem da alvenaria para os arcabouços metálicos, destes para o cimento armado (A Noite, Gusmão & Dourado, 1928), em cujas audácias a técnica brasileira adquiriu nomeada mundial. A criação, em 1945, da Faculdade Nacional de Arquitetura (em que se transformou o velho curso das Belas Artes) deu-lhe triunfante estímulo, somado às condições próprias de uma cidade que cresce, de uma vertiginosa época de construções econômicas, de um momento universal particularmente propício aos arquitetos, com a subversão dos valores consagrados, a nova estética fixada pelo coletivismo específico das metrópoles, a autonomia artística desafiada por todas as possibilidades da engenharia. No que concerne ao pós-impressionismo, ao futurismo, a psicologia da arte moderna se aplica à arquitetura, que a realiza em concreto,