para o cargo, se incompatibilizou com o bispo, alienou as simpatias dos jesuítas, deu causa a que se renovassem as lutas entre os colonos e os índios, cujos levantes se generalizaram por toda parte, e pôs em perigo a obra da colonização, salva, depois dele, por Mem de Sá glorioso fundador da cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro, e prosseguida proveitosamente pelos que governaram a seguir de tal sorte que Capistrano de Abreu pôde traçar, no Descobrimento do Brasil e seu desenvolvimento no século XVI, esta síntese magnífica dos esforços dos colonizadores:
"Se, por um caso de longevidade extraordinária, fosse dado a Pedr'Alvares Cabral percorrer detidamente em 1600 o país de que apenas avistara as costas no último ano do século anterior, ele teria diante dos olhos um espetáculo novo e interessante. Veria, a começar do norte, a fortaleza dos Três Reis Magos, última vedeta da civilização, impondo respeito aos Potiguares. Em Natal aglomerava-se aos poucos a população, que em breve devia estender-se ao Ceará e daí por diante até o Amazonas.
Veria a Paraíba com o seu forte do Cabedelo, com as casas que já se alongavam pelo morro pitoresco, com os engenhos que se irradiavam pelas várzeas ubertosas.