Formação histórica do Brasil

por ensaístas como Vicente Licinio Cardoso, Oliveira Vianna, e poucos mais. História e erudição estavam representadas por um grupo muito notável de analistas e de pesquisadores formado pelos membros do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro e de associações congêneres, tanto do Rio como dos Estados.

Todos esses progressos revelavam as feições econômicas do país e seus recursos espirituais.

226. Crise da sucessão presidencial. — Na vida pública, todavia, o acontecimento mais importante ocorreu em assunto moral e político, e culminou na manutenção severa da ordem e da disciplina nas classes armadas, nas quais uma minoria de oficiais facciosos promoveu motins, a pretexto de se manter pura e inatacada a doutrina proclamada, ao que eles diziam, pelo Exército e pela Armada em 1889, ao ser abolido o Império.

Já vimos quanto tal pretensão era absurda, quando os fatos reais mostravam que a guarnição do Rio só antecipara, quando muito, por alguns anos, o que o país estava farto de saber aconteceria ao falecer D. Pedro II. Tal ideia esdrúxula de monopolizar as novas instituições em benefício de grupos privilegiados, era simples ensaio para favorecer os pretensos fundadores ou sustentadores da República.

Desde 1889, tal mentalidade tinha variado bastante, ora crescendo a invocação aos direitos imaginários da tropa, ora diminuindo, conforme os acontecimentos. Até a primeira presidência civil, dominava os negócios públicos. A primeira repressão foi o golpe dado na indisciplina por Prudente de Moraes, auxiliado pelos melhores elementos militares. Nos períodos de Campos Salles e Rodrigues Alves, a agitação diminuiu até a revolta da Escola Militar e de alguns oficiais isolados, no Campinho, em 1904. Novamente arrefeceu o prurido até a eleição de Hermes da Fonseca, em 1910. Nessa fase, ressurgiram as cenas de 1889-94. Desapareceram enquanto Wenceslau Braz foi governo. Nos dias em que, morto Rodrigues Alves, se debatia quem seria seu sucessor, tornaram a se agitar, mais discretamente embora, deixando,

Formação histórica do Brasil - Página 450 - Thumb Visualização
Formato
Texto