Formação histórica do Brasil

entretanto, perceber quanto lhes feriria os sentimentos a escolha de Ruy para candidato.

Do mesmo modo, quando se divulgaram os nomes dos possíveis ministros de Epitácio Pessoa, para as pastas militares, grande emoção agitou os oficiais. O novo presidente havia declarado sua intenção de chamar civis para as preencher; reuniram-se generais e almirantes, e, entre si, admitiram a possibilidade de desvanecerem tal intenção na mente do Chefe do Estado. Este nunca permitiu que tal sugestão lhe fosse feita, afirmando que manteria com firmeza absoluta a sua prerrogativa constitucional de escolher seus secretários, deixando a insubordinados a responsabilidade de se amotinarem se quisessem, acrescentando que qualquer violação legal seria imediatamente esmagada e punida.

Verificou-se que eram infundados os rumores que corriam. Nada ocorreu: civis foram escolhidos, e foram cordialmente recebidos pelo Exército e pela Marinha.

Uma insignificante minoria, composta de personalidades especialmente favorecidas pelo governo do marechal Hermes, sentia-se ansiosa por ver ressurgir os dias e os métodos desse período. Seu chefe, o antigo presidente, fundamente desgostoso pelo que sua própria dolorosa experiência lhe tinha ensinado sobre presidências militares, abominava política e políticos, dos quais tanto havia sofrido.

Após haver preenchido seu período de governo, Rio Grande do Sul o havia eleito senador; ele, porém, declinara o posto, declarando que sua vida política estava definitivamente encerrada.

Durante seis anos, permanecera na Europa, cada vez mais firme nesses propósitos, cuja expressão vivia a repetir e confirmar.

Sua bem intencionada fraqueza de intuitos, entretanto, era geralmente conhecida; também se sabia que não lhe era possível resistir a solicitações de amigos. Do Rio, acenavam-lhe com a necessidade de voltar ao Brasil, dois os interesses militares e o Exército estavam sendo espezinhados e descurados. Deixou-se convencer, e voltou inseguro, todavia, do modo pelo qual seria recebido.

Formação histórica do Brasil - Página 451 - Thumb Visualização
Formato
Texto