História do Brasil T4 - O Império, 1947

E minutou uma carta para o rei de Espanha, a comunicar a partida do seu rapaz, frisando o receio de que o Brasil se tornasse potência independente com a proteção inglesa - e dizendo que aderia à causa do continente(2) Nota do Autor. Angustiava-o a hipótese duma ação britânica na Bahia ou no Rio, comparável ao ataque de Buenos Aires no ano anterior, e temia a revolta geral na América portuguesa. Mudou subitamente de ideia, e não deixou D. Pedro seguir. Iriam juntos!

Os ingleses achavam preferível o êxodo geral; e D. João se pegou a esse conselho, coincidente, ao que se crê, com velha e profunda intenção, que o fortalecia, desde o sombrio período das dificuldades com Espanha e França.

A rainha D. Luiza de Guzman e D. José, em semelhantes conjunturas, tinham amadurecido este projeto. Mas necessitava de coragem para enunciá-lo em voz alta.

Passar-se ao Brasil, era abandonar o Reino e o trono.

Foi forçado a definir-se; porém esperou, até o último momento.

INVASÃO DE JUNOT

Em 27 de outubro, convencionaram França e Espanha - pelo tratado de Fontainebleau - o desmembramento de Portugal. Deixaria de reinar a casa

História do Brasil T4 - O Império, 1947 - Página 22 - Thumb Visualização
Formato
Texto