O Brasil de Getúlio Vargas e a formação dos blocos: 1930-1942. O processo do envolvimento brasileiro na II Guerra Mundial

ANEXO V

Mensagem de Plínio Salgado ao embaixador Vicenzo Lojacono, 28 de outubro de 1937(1) Nota do Autor

AIB

GABINETE DO CHEFE NACIONAL

Pela passagem de mais um aniversário da Marcha sobre Roma, acontecimento que iluminou o mundo anunciando à humanidade aflita o advento do sol latino e oferecendo aos espíritos confusos o alto sentido dos equilíbrios perfeitos, inspirador das construções sociais estáveis e harmoniosas, venho trazer-lhe as congratulações de um milhão de brasileiros, que tenho a honra de chefiar.

Dentro do nosso Nacionalismo e animados pelo ardente desejo de objetivar a completa soberania econômico-financeira, moral e cultural de nossa Pátria, construindo o Grande Brasil e conquistando para ele um lugar destacado no Universo, nutrimos, também, os sentimentos mais profundos da fraternidade latina e o entusiasmo sincero pela grandeza da Itália.

Nesta hora incerta do mundo, em que o Capitalismo Internacional, velho escravizador de povos, une-se abertamente ao bolchevismo destruidor das tradições cristãs do Ocidente, é por ser brasileiro, por ser patriota, por me devotar inteiramente ao ideal de independência e prestígio do Brasil, que considero de alta relevância para todos os povos latinos uma política de amizade, lealdade e aproximação sincera.

E é esse pensamento que transmito a V. Excia. nesta data feliz, formulando votos pela felicidade pessoal de S. Excia., o presidente Mussolini, de S. Majestade o Rei-Imperador, e pela prosperidade do grande Povo que V. Excia. representa em meu país.

Plínio Salgado

Rio de Janeiro, 28 de outubro de 1937.

O Brasil de Getúlio Vargas e a formação dos blocos: 1930-1942. O processo do envolvimento brasileiro na II Guerra Mundial - Página 462 - Thumb Visualização
Formato
Texto