ANEXO X
Ritter à Wilhemstrasse, 29 de junho de 1938(1) Nota do Autor
Referência aos comunicados telegráficos nºs 110/111 de 27 de junho(2) Nota do Autor
Acabamos novamente de passar uma semana dramática e mesmo trágica.
A respeito da morte do cidadão brasileiro Kopp, secretário da Federação 25 de julho, acrescento, para completar meu informe telegráfico, que Kopp já estava morto quando a embaixada soube de sua prisão.
Um médico do necrotério permitiu examiná-lo sem que a polícia o soubesse. Anexo segue um relatório sobre esse exame, a partir do qual dificilmente se pode acreditar que Kopp se tenha suicidado(3). Nota do Autor Em todo caso, isso teria ocorrido, a partir dos outros ferimentos que ele apresenta, somente depois de torturas cruéis e de ameaças de morte. Sem dúvida jamais poderemos saber exatamente o que aconteceu.
Kopp havia sido nomeado secretário da Federação 25 de julho no momento de sua fundação, em 1935. Como o presidente da Federação já era muito idoso, é Kopp que, de fato dirigia com uma certa independência os negócios da associação. Esta tem como objetivo, como os senhores sabem, favorecer o "Deutschtum", bem como as relações culturais com a Alemanha(4). Nota do Autor
Embora ela tenha caráter estritamente apolítico, Kopp naturalmente manteve íntimas relações com nacionais alemães e também com a embaixada e o partido. Suas relações pessoais com os funcionários que, na embaixada e no partido, se ocupem dos assuntos culturais e de imprensa eram particularmente constantes.
A partir do momento em que tomei conhecimento do incidente, procurei, indagando as pessoas que eu sabia terem estado em relação com ele, determinar qual era a natureza dessas relações.