ANEXO XIII
Caffery a Vargas, 9 de novembro de 1941(1) Nota do Autor
Notas sobre confusão e desinteresse Exército brasileiro na colaboração com Exército americano.
1. O Departamento de Guerra dos Estados Unidos se acha um tanto perplexo diante do fato de não ter o Ministério da Guerra do Brasil até agora se utilizado do crédito de 12 milhões de dólares que já há muito se encontra disponível.
2. Tem havido certa confusão ocasionada pelo fato de existirem diversas comissões compradoras do Brasil nos Estados Unidos, às vezes fazendo pedidos e dando recomendações contraditórias. Sugere-se a conveniência de haver apenas um único representante para chefiar todas as comissões compradoras nos Estados Unidos.
3. Tem havido demora, por parte das autoridades brasileiras, na entrega ao Governo americano das encomendas a serem preenchidas sob a Lei de Empréstimo e Arrendamento (Lend-Lease Bill). Devem as mesmas ser feitas o mais cedo possível uma vez que o critério adotado é de servir aos pedidos que chegarem em primeiro lugar.
4. Quando de visita aos Estados Unidos durante o ano passado o General Góis Monteiro apresentou a sugestão de que fosse realizada, no Rio de Janeiro, uma reunião mista de oficiais dos Estados Maiores dos nossos dois países, a fim de trocarem ideias sobre medidas de colaboração, etc. Os oficiais americanos que vieram ao Rio, aqui permanecendo quase três meses e tomando parte nas conversações, regressaram aos Estados Unidos com a impressão de que nada se havia conseguido devido à falta de confiança manifestada pelo estado Maior do Brasil.
5. Há algum tempo atrás, o General Góis Monteiro solicitou o auxílio do Exército americano a fim de que fosse executado um mapa fotográfico aéreo da zona estratégica do noroeste do Brasil. Após certas negociações, necessitadas por ser preciso enviar aviões do Exército Americano com pessoal especializado, o Exército Americano