O Brasil de Getúlio Vargas e a formação dos blocos: 1930-1942. O processo do envolvimento brasileiro na II Guerra Mundial

Ricardo António Silva Seitenfus, autor do presente trabalho, em plena maturidade, é um grande conhecedor da história contemporânea. Natural do estado do Rio Grande do Sul, licenciou-se em 1973 no Institut de Hautes Études Internationales que integra a Universidade de Genebra. Ali mesmo diplomou-se em Economia do Desenvolvimento no Instituto Universitário de Estudos do Desenvolvimento. Na mesma Universidade licenciou-se em História Moderna e Contemporânea. Ali, também no Instituto acima referido, doutorou-se em História Moderna e Contemporânea defendendo uma tese sobre "O Brasil de Getúlio Vargas e a formação dos blocos: 1930 e 1942" visando "O processo de engajamento brasileiro na Segunda Guerra Mundial".

Paralelamente iniciava a carreira do magistério na Universidade Federal da Paraíba e, logo após, nas Universidades de Porto Alegre e Pelotas, participando ao mesmo tempo de seminários e cursos sobre a Teoria das Relações Internacionais, a Política Externa Brasileira, a Organização Internacional, entre outros.

Autor de vários volumes acerca da política brasileira exterior em face do fascismo, enquadra agora neste volume revelações colhidas nas chancelarias de países que tomaram parte no conflito mundial. São documentos de alto valor para a história do período, além de trazer ao conhecimento dos estudiosos eventos novos.

Já ministrou vários cursos de extensão e tomou parte em seminários e congressos no Brasil e no exterior. Também colabora em várias revistas científicas estrangeiras.

Tem várias obras preparadas para publicações.

É atualmente, diretor do Centro Brasileiro de Documentação e Estudos da Bacia do Prata do Rio Grande do Sul.

A. J. L.

O Brasil de Getúlio Vargas e a formação dos blocos: 1930-1942. O processo do envolvimento brasileiro na II Guerra Mundial - Página 511 - Thumb Visualização
Formato
Texto