A vida do Visconde do Uruguai (1807-1866) (Paulino Soares de Souza)

em que idealizara viver talvez fosse outro, onde não se visse obrigada a dirigir "une troupe de negres", "on peut mieux dire à supporter". A vida no Maranhão, para ela, torna-se um sacrifício que suporta pelos seus, absorvendo-se, então, para amenizá-la, na sua obra de mãe e de perceptora. E, assim, em suas cartas a Paulino, ela prepara, conduz e aperfeiçoa o espírito do filho, em formação.

Em novembro de 1824, volta o almirante Cochrane a São Luís e, mais uma vez, restabelece a ordem. Infelizmente, a correspondência de Dna. Antoinette a Paulino para por completo, durante esta fase da estadia do Marquês do Maranhão na província que lhe deu o título, talvez porque as comunicações se encontrassem cortadas pelo próprio lorde, para conseguir o fim que se propôs de se pagar, pela alfândega de São Luís, do dinheiro que lhe devia o Governo Imperial.(5) Nota do Autor

Mas, em compensação, as descrições feitas por Dna. Antoinette, da revolução anterior à chegada de lorde Cochrane, são vivas e interessantes: os rebeldes cercando a cidade, os sinos tocando a rebate três vezes por dia, os boatos que corriam e o pavor que reinava; tudo isso ela contava pormenorizadamente ao filho, assegurando: "que ce n'est pas le temps de regretter le Maranhão." Em junho de 1824, terminava as notícias remetidas com a descrição do ambiente pesado em que vivia: "on y debite mines nouvelles bien folles aujourd'hui, et le lendemain personne ne sait plus rien de la veille, tout est tranquille et en repos, on ne reste pas longtemps dans cette tranquillité, il est vrai. L'un assure que les sues sont desertes le soir, l'autre qu'il a vu courir la police, l'autre qu'on n'entend rien, et qu'il arrivera quelque chose, tandis qu'un autre assure qu'on a crie la muit dans son voisinage, et qu'il aura quelque revolution; en une minute, et pour rien souvent, on voit les loges, les quittandes se fermer..."

A vida do Visconde do Uruguai (1807-1866) (Paulino Soares de Souza) - Página 19 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra