Diz constar na História que o número destes meninos chegou a doze mil, e ainda que morresse a metade, que foi feito dos seis mil?
E se consola que todos foram batizados e que até 1540 pouco mais ou menos, ainda não havia contágio de se comunicar o sangue hebreu como mácula da sua religião para os seus descendentes que abraçassem a fé católica(155). Nota do Autor
Tanto a sua "Resposta ao Papel do Brigadeiro Antônio Pedro de Vasconcelos sobre o Tratado dos Limites da América"(156), Nota do Autor como muitos outros documentos sobre a Colônia do Sacramento(157), Nota do Autor baseiam-se em seguros e profundos conhecimentos geográficos e históricos.
Já nos referimos na historiografia das rebeliões à curiosa e breve reflexão de Alexandre de Gusmão intitulada "Memórias dos fatos que hão servido de motivos às intentadas ou supostas insurreições da América Portuguesa"(158). Nota do Autor
Em conclusão, depois deste estudo exaustivo, podemos apresentar uma lista dos maiores livros sobre o Brasil, escritos no período colonial.