das mais diversas atividades a fim de impulsionar nossa industrialização de maneira bastante acelerada.
Assim, além dos recursos estrangeiros compreendidos no Programa de Metas, que provieram em sua maior parte do Export-Import Bank e do Banco Internacional, ingressavam agora estes investimentos particulares em proporções consideráveis.
Tais recursos, naturalmente, não eram em dinheiro, mas consistiam em máquinas e equipamentos, tendo havido na época muita acusação de tratar-se de materiais usados e serem aqui registrados como novos, de onde resultavam a sua supervalorização.
Este fato ocorreu, evidentemente, devido à nossa escassez de capitais, pois os aqui conseguidos eram insuficientes, conforme indicamos antes, para atender a tão acelerado processo.
A decorrência dessa situação se devia às novas condições criadas no após-guerra. Com efeito, o nosso mercado interno se havia ampliado de modo extraordinário e se havia elevado concomitantemente de forma substancial a sua capacidade aquisitiva. Constituía isso formidável atrativo aos investimentos estrangeiros. Paralelamente a esse crescimento interno, os recursos nacionais em divisas eram muito reduzidos e sem perspectivas de rápido aumento. Formava-se então uma situação dentro da qual os produtos não produzidos internamente tinham aquisição limitada. Surgiu desse modo, com as facilidades criadas pela Instrução 113, a possibilidade para os fornecedores de mercadorias que tinham suas aquisições limitadas de continuarem a participar de nosso mercado, que apresentava ainda perspectiva de alargamento contínuo, mediante a instalação de suas fábricas em nosso país.
Nesse sentido, desempenhou papel de imenso relevo a transferência para cá da indústria automobilística, pois, os veículos a motor constituíam uma das principais rubricas de nossas compras no exterior. Primeiramente vieram as empresas europeias e mais tarde as norte-americanas, particularmente as duas mais famosas firmas fornecedoras dos carros motorizados em maior uso no país, a fim de assegurarem as posições que mantinham para os seus produtos.
Juntamente com as fábricas de automóveis ou depois delas vieram outras mais, produtoras de grande variedade de artigos.