Mas a Corte francesa, tendo em conta a situação de dependência em que se achava D. Antônio, decerto procurou obter vantagens nas regiões do Atlântico Sul.
Com efeito, desde 1580 que a diplomacia espanhola encarava a iminência de um ataque francês ao Brasil, como o comprovam certos passos da correspondência de Diogo Maldonado, agente castelhano em Paris, nesse mesmo ano; do seu sucessor Juan Bautista de Tassis, em 1581 e 1582; e de D. Bernardino de Mendoza, embaixador em Londres, na mesma época. Limitamos a breves anotações sobre a matéria o nosso apanhado documental (36) Nota do Autor.
Assim, em novembro de 1580, quando chegou a Paris o embaixador de D. Antônio, Brito Pimentel, que ia solicitar o socorro da Coroa francesa, logo o eco da sua entrevista com Catarina de Médicis chegou aos ouvidos do agente Maldonado. Este, em carta de 19 de novembro, informava Filipe II de que o Prior do Crato facultara o comércio dos navios franceses nas possessões do Ultramar português, "para que puedan yr e venyr à las Indias de Portugal y yslas y al Brasil"; e acrescentava que D. Antônio prometera dar, no estado do Brasil, "no sé que cosa, y pagarles tributo y parias" (37) Nota do Autor.
Em maio de 1581, o conde de Vimioso, que defendia em França os interesses de D. Antônio, ainda escondido em Portugal, dava também garantias a Henrique III para a liberdade de comércio dos navios franceses nos domínios de Portugal (38) Nota do Autor. O embaixador Tassis informou, sem demora, a sua Corte de que Vimioso oferecera o Brasil à França a troco de certos benefícios (39) Nota do Autor. Em agosto seguinte, estando já D. Antônio em Inglaterra, o mesmo Conde pretendeu, em nome do seu monarca, assinar um pacto em França com o duque de Anjou; desse contato veio a nascer o plano de socorro aos Açores, posto em prática no ano imediato. E por esse tempo, o embaixador Mendoza, informava, de Londres, o rei Filipe II, da partida de quatro navios de D. Antônio para a ilha Terceira, acrescentando: "Saliendo de aqui la armada que se pensaba, platicaban que