français permet le départ à qualque endroit que l'on se trouve, il n'exige l'emploi d'aucun engin auxiliaire"(1) Nota do Autor.
Essa diferença entre os dois sistemas não parou em Santos Dumont. Ao contrário, o grande aeronauta foi o precursor, o pioneiro, aquele que primeiro realizou o que todos os franceses desejavam conseguir. Mas, a escola francesa continuou aquela orientação e podemos observar, então, que essa diferença, a que, aludimos, a respeito das duas escolas, perdurou, não só até 1908 (quando os Wright foram voar em França e já os franceses haviam tomado a dianteira) como até hoje.
Na atualidade os voos são realizados tal qual Santos Dumont os realizou em 1906, o que demonstra a excelência da escola francesa sobre a norte-americana, com a realização integral do voo: a decolagem, o deslocamento através do ar e a aterrissagem, ou amerissagem isto é, o voo com os próprios meios de bordo.
Em 1908, duas vozes autorizadas da França expuseram as suas opiniões sobre as divergências entre as duas escolas: Paul Painlevé e a revista La Nature. Que diziam essas competentes autoridades científicas?
V - La Nature e o aeroplano dos Wright
La Nature, depois de descrever, num artigo intitulado "L'aéroplane des frères Wright", os voos realizados pelos norte-americanos, examina a forma daquele aparelho,