Uma comunidade rural do Brasil antigo. Aspectos da vida patriarcal no sertão da Bahia nos séculos XVIII e XIX

CAPÍTULO I

MIGUEL LOURENÇO DE ALMEIDA E O "CAMPO SECO"


O "homem de negócio" e Familiar do Santo Ofício instala-se no Campo Seco, em terras do antigo latifúndio de Guedes de Brito. Seria Miguel Lourenço descendente de cristãos-novos, não obstante ostentar um título da Santa Inquisição. A vila do Rio de Contas. Passagem dos naturalistas Spix e Martius pela região. Os velhos caminhos. A caatinga. Nega-se Miguel Lourenço a servir em cargo do Conselho. Casamento com Ana Francisca da Silva. "Limpeza de sangue" desta última, verificada pelo Santo Ofício.

O "HOMEM DE NEGÓCIO" que se estabeleceu no Campo Seco, não veio com o propósito de rápido enriquecimento, para logo deixar a região sertaneja do Rio de Contas, a exemplo dos aventureiros faiscadores e mineradores. Veio de Lisboa para ficar, e tanto ele como seus descendentes plantaram-se na terra baiana do Campo Seco e de lá não saíram, nem mesmo para moradia temporária nas vilas da região. Ligaram-se ao chão por todo o sempre.

Miguel Lourenço de Almeida era português, "natural do lugar de Camarõens, freguesia de São Pedro do Almargem do Bispo", no conselho de Sintra, distrito de Lisboa. Aí nasceu em 1708. Não era nobre, de alta linhagem, nem oriundo de família da pequena nobreza lusitana. E o certo é que seu sobrenome jamais se inscreveu em qualquer arquivo nobiliárquico, não figurando "Lourenço de Almeida" no velho Tratado da Nobreza hereditária e política, antigo e conhecido rol de sobrenomes ilustres de Portugal.

O pai chamava-se José Lourenço, e a mãe, Domingas João. O "Almeida", que Miguel ladinamente acrescentou ao nome, proveio do padrinho de batismo, Dom Lopo de Almeida, este sim, nobre de quatro costados, senhor das terras da freguesia e, por certo, protetor dos Lourenços(1) Nota do Autor. Ora, neto de Lourenços e de

Uma comunidade rural do Brasil antigo. Aspectos da vida patriarcal no sertão da Bahia nos séculos XVIII e XIX - Página 42 - Thumb Visualização
Formato
Texto