Uma comunidade rural do Brasil antigo. Aspectos da vida patriarcal no sertão da Bahia nos séculos XVIII e XIX

Não se conhece o teor do despacho, mas foi a seguinte a petição dirigida aos governadores interinos, do governo-geral do Brasil(7) Nota do Autor:

"Illmos. Snres. Gov.

Diz Miguel Lourço. de Almeida mor. no certão. e destro. da Villa do Rio das contas, q'elle suppe. como consta da Sua Carta inclusa, hé Famelliar do Sto. offo. e se acha sempre promto pa. executar as ordens, do dito Sto. Tribunal; por cujo despho. não deve ser constragido a outros empregos: E porqu' o Supe. tem apresentado a da. sua Carta de seus Previllegios, ao Ouvor. interino daquella Comca. e a Camera da Va. de seu Destre., e se lhe não tem cumprido.

P. a VV. Illmas. Snraz. lhes facão Mce. mandar, se lhe Cumprão

seus Previllegios, debayxo das penhas que VV. Illaz. forem servidos, e de tudo

eRMCe".

Essa a cópia fiel, com numerosas abreviaturas, que dificultam seu perfeito entendimento. Assim, então, deve ser lida: "Ilustríssimos Senhores Governadores. Diz Miguel Lourenço de Almeida, morador no sertão e distrito da Vila do Rio de Contas, que ele, suplicante, como consta da sua Carta inclusa, é Familiar do Santo Ofício e se acha sempre pronto para executar as ordens do dito Santo Tribunal, por cujo desempenho não deve ser constrangido a outros empregos. E porque o suplicante tem apresentado a dita sua Carta de seus privilégios ao Ouvidor interino daquela comarca e à Câmara da Vila de seu distrito, e se lhe não têm cumprido, pede a Vossas Ilustríssimas Senhorias lhe façam mercê mandar se lhe cumpram seus privilégios, debaixo das penas que Vossas Ilustríssimas forem servidas, e de tudo Espera Receber Mercê".

Um ponto a ressaltar, nesse documento, é a disposição confessada pelo fazendeiro de estar sempre pronto para executar as ordens do Tribunal da Inquisição. Renova-se então a dúvida. Teria recebido alguma ordem, teria sido incumbido de alguma missão inquisitorial, naquele sertão? Ou emitiu apenas uma declaração de praxe, mero argumento para reforçar sua posição na recusa ao cargo do Conselho? De acordo com a argumentação exposta páginas atrás, a impressão que se tem, é a de que o Familiar usou de seu título e invocou os privilégios, lá no "distrito do Rio de Contas", visando Unicamente a auferir vantagens e prerrogativas que o beneficiariam e aos seus parentes.

A ojeriza do fazendeiro do Campo Seco pelos cargos públicos explicaria, de certo modo, o fato de não ter possuído a patente

Uma comunidade rural do Brasil antigo. Aspectos da vida patriarcal no sertão da Bahia nos séculos XVIII e XIX - Página 50 - Thumb Visualização
Formato
Texto