História da formação da sociedade brasileira. D. João VI e o início da classe dirigente do Brasil; depoimento de um pintor austríaco no Rio de Janeiro

Reconheciam estes peritos, possuidores dos mais velozes veleiros do mundo, a qualidade das naves saídas dos estaleiros venezianos, chamando-lhes fine vessels e às vezes very fine, como se exprimiu o traficante José Cliffe perante Gladstone no inquérito do parlamento britânico sobre tráfico negreiro.(9) Nota do Autor

Atrasos decorrentes da navegação permitiram a Ender desenhar, como foi dito, as ruínas romanas de Pola, ainda em tempo de remeter os desenhos para Viena em vésperas de prosseguir viagem. Daí por diante, correu melhor a travessia do Mediterrâneo, com escala mais demorada em Gibraltar, a mais importante até chegar ao Rio, ativo mercado de gêneros vindos dos quatro cantos do mundo, muitos dos quais reexportados para o Brasil. Infelizmente de permeio viajavam também perigosos agentes da febre amarela, então mal conhecida, cujos focos se sucediam da África à América Central e portos do sul dos Estados Unidos, com grande risco para as tripulações. Existia endêmica em Gibraltar e outros portos do Mediterrâneo, podendo facilmente contagiar a Ender, prof. Mikan, barão de Neveu, encarregado de negócios da Áustria no Rio de Janeiro e mais personagens de bordo. A transmissão era tanto mais fácil pelo fato de os passageiros se exporem à moléstia enquanto se espalhavam nas redondezas de Gibraltar, no afã de recolher material científico ou comparecer a festas em sua homenagem. Atribuía Martius a moléstia à ação do calor e exalações pútridas da água estagnada entre rochedos. Afortunadamente nada lhes aconteceu e puderam receber novas honrarias na Madeira, onde lhes foi oferecido baile a que compareceram as damas da ilha em palanquins dourados, ou redes presas a varas transportadas por escravos pretos, antevisão da América Lusitana. Por sinal, muito notaram os viajantes a profusão de negros locais, inclusive um padre dessa cor.

Ao deixar as ilhas padeceram novamente os passageiros do "Áustria" forte tormenta. De quando em quando sobrevinham calmarias no oceano encapelado, aproveitadas por Ender para anotar cenas de bordo - passatempo de passageiros, ensaios da banda de música, pescarias pelos marujos para variar o menu de bordo - e mais incidentes de viagem. Também ocorriam

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