Deodoro: a espada contra o Império Tomo 1 – O aprendiz de feiticeiro (da Revolta Praieira ao Gabinete Ouro Preto)

Quanto à escolha dos novos Ministros fui em quem indicou o João Alfredo. Êste foi quem escolheu os outros. Deixei-lhe toda a liberdade para que pudesse organizar o Gabinete como fosse necessário, a vista da maioria parlamentar.

Vão os jornaizinhos dos meninos. O Correio Imperial do Luís não é a prova definitiva, mas mando-a por causa do dia. Mais tarde irão dois exemplares mais perfeitos do mesmo.

Adeus, meus queridos e bons pais, minha carta é acabada depois da visita ao Liceu. A Biblioteca já tem uns 3.000 volumes. Estou na salinha de Mamãe, com a janela aberta e gozando de bom fresco.

Aceitem mil abraços saudosíssimos de ambos, e deitem em todos sua bênção. Sua filhinha que tanto os ama

ISABEL, CONDESSA D'EU."

***

No próprio dia da abolição da escravatura, a princesa Isabel, regente do trono, escreveu aos pais, que se encontravam em Milão, D. Pedro II gravemente enfermo e D. Teresa Cristina ao pé dele, assistindo-o em sua doença. A carta é a seguinte:

"13 de maio de 1888 - Petrópolis

Meus queridos e bons pais.

Não sabendo por qual começar hoje: Mamãe por ter tanto sofrido estes dias; Papai pelo dia que é, escrevo a ambos juntamente.

É de minha cama que o faço, sentindo necessidade de esticar-me depois de muitas noites curtas, dias aziagos e excitações de todos os gêneros. O dia de trás-ontem foi um dia de amargura para mim e direi para todos os Brasileiros e outras pessoas que os amam. Graças a Deus desde ontem respiramos um pouco e hoje de manhã as notícias sobre Papai eram muito tranquilizadoras. Também foi com o coração mais aliviado que perto de uma hora da tarde partimos para o Rio a fim de eu assinar a grande lei, cuja maior glória cabe a Papai que há tantos anos esforça-se para um tal fim. Eu também fiz alguma coisa e confesso que estou bem contente de também ter trabalhado para ideia tão humanitária e grandiosa. A maneira pela qual tudo se passou honra nossa pátria e tanto maior júbilo me causa. Os nossos autógrafos da lei e o decreto foram assinados às 3 e meia em público na sala que precede a grande do trono passada a arranjar depois de sua partida. O Paço (mesmo as salas) e o largo estavam cheios de gente, e havia grande entusiasmo, foi uma festa grandiosa, mas o coração

Deodoro: a espada contra o Império Tomo 1 – O aprendiz de feiticeiro (da Revolta Praieira ao Gabinete Ouro Preto) - Página 447 - Thumb Visualização
Formato
Texto