CARAPINA. É um brasileirismo, tendo o mesmo significado que carpinteiro.
CARRINHEIRO. Fabricante de carrinhos.
CELEIRO. Brasileirismo segundo Morais, o fabricante ou vendedor de selas e arreios.
CHIMANGO. Ave de rapina brasileira, espécie de gavião, também chamada caracaraí (Milvago ochirocephalus). Chimango é um pássaro do Rio Grande do Sul, cujo nome foi dado a um corpo militar lá existente e depois por analogia aplicado aos adidos dos Guardas Municipais Permanentes ("Motim político de dezembro de 1833 no Rio de Janeiro" - RIHGB t. 39, p. 36)
CHUMBOS. Designação depreciativa dada aos portugueses.
O chumbeiro ingrato
Vil restaurador,
Renegado Mouro
Tenha por Senhor...
(O Cabrito, Rio de Janeiro, n. 2, 20.11.1833).
CHUMBEIROS - Chumbos.
COCHENILHOS. Inseto hemíptero que dá tinta escarlate conhecida por este nome e pelo de carmim.
CORREAMA. V. Correame.
CORREAME. Conjunto de correias, particularmente as do uniforme militar.
CORTADOR DE RÊS. Açougueiro.
ELEITOR. Origem latina: electus. Era o cidadão eleito pelos votantes nas eleições primárias, para votar nos colégios eleitorais (eleições secundárias). Os requisitos para ser eleitor estavam definidos no artigo 94 da Constituição de 1824.
ENGENHEIRO. Segundo Morais tem vários significados. Pode ser o encarregado do funcionamento de um engenho, ou o proprietário de um engenho de açúcar, senhor de engenho ou ainda um construtor de azenhas e moinhos de vento.
ETAPA - V. Etape.
ETAPE. Termo militar. Ração diária de provisões, em comida e bebida, que se distribuía às tropas por ocasião de campanhas ou marchas, em dias extraordinários como os de gala e parada, etc. Outros significados: cada uma das paragens ou bivaques das tropas em marcha. Distância de uma dessas paragens a outra. Distância de uma paragem a outra em qualquer percurso. Segundo Cunha Mattos, a etape foi concedida ao Exército do Brasil por decreto de 22.4.1821 e 8.5.1821, a respeito das praças a quem competia aquelas rações. Lei de 24.9.1828 estabeleceu as rações de etape na seguinte base: farinha 1/40 de alqueire, 1 libra de carne fresca, 4 onças de arroz e toucinho, 2 onças de toucinho, 1 onça de sal, 24 onças de lenha. A ração de carne fresca podia ser substituída por 1/2 de carne seca. A ração de vinho e aguardente era fornecida somente quando os corpos estavam em exercícios. Foi a farinha de mandioca a ração da tropa desde 1710.