1556 - nau "São Paulo" (Bahia)(9) Nota do Autor
1557 - nau "Santa Maria da Barca" (Bahia)
1560 - nau "São Paulo" (Bahia - é a mesma que veio em 1556)
1560 a 1566 - teriam ancorado na Bahia dois navios de que a História não guardou os nomes
1569 - nau "Rainha"
1596 - nau "São Francisco" (Bahia)
1600 - nau "São Martinho".(10) Nota do Autor
Segundo esse autor, no século XVII teriam ancorado no Brasil, pelo menos quatro navios e no século XVIII, de 1700 a 1730, outros quatro.(11) Nota do Autor
Conclui-se, portanto, que o referido escritor, provavelmente pelas limitações de sua pesquisa, realizou levantamento bastante incompleto, o que o conduziu a conclusões nem sempre aceitáveis. É bem verdade que a carência documental, como já afirmamos, também nos impediu de fornecer informações mais precisas sobre esses navios. Entretanto, a nossa pesquisa, estendendo-se mais, logrou apontar um número bem maior de arribadas, como pode ser verificado no quadro referente ao século XVI, que elaboramos para este trabalho e que vai em outro local. Nesse quadro fornecemos alguns elementos informativos sobre essas ancoragens, e acreditamos que eles estão bem longe de espelhar a realidade histórica. Bastaria considerar nesse sentido que no período compreendido entre 1546 e 1558 conseguimos apontar apenas duas escalas de naus da Índia na Bahia, quando em carta datada de 8 de maio de 1558 o Padre Manuel da Nóbrega afirmava que há 12 anos uma nau do Oriente ancorava anualmente em Salvador.(12) Nota do Autor
Parecem ser do início da segunda metade do século XVI as primeiras disposições em torno da permissão ou não, para escalar no Brasil. Em 1560, temos notícia da acidentada viagem da nau São Paulo que, falta de água e tendo muitos dos seus aparelhos estragados pelo mar nas alturas da Guiné, onde as procelas a açoitaram, veio ter à Bahia a 27 de agosto. Reconhecendo Rui de Melo da Câmara, seu capitãb, após conselho com "fidalgos, criados del-Rei e homens do mar", que