Nau - "SÃO FRANCISCO XAVIER E TODO O BEM" (1741-1757)
Histórico - Não conseguimos, infelizmente, apurar a data certa de sua construção. A respeito da mesma há uma demonstração feita pelo mestre-construtor da ribeira das naus da Bahia, Manuel de Araújo e Silva. Tinha de comprimento (da quilha às esquadrias) 121 pés e meio e de largura (da boca ao meio) 39 pés e meio. Comportava 1.148t de carga. Foi lançada ao mar em outubro de 1741. Temos dela uma primeira notícia, quando vinda da Bahia, com 89 dias de viagem, entrou no Tejo a 6 de abril de 1741, sob o comando do Capitão de Mar e Guerra Francisco Pinheiro dos Santos. Era nau de guerra, de 50 peças. Serviu muito na Carreira da Índia. Em sua última viagem (1756 ou 1757), ao regressar do Oriente, escalou na Bahia, onde chegou em mau estado devido a um temporal que sofrera no Cabo da Boa Esperança, e necessitou ser vistoriada várias vezes até que em dezembro de 1757, após ser ouvido a respeito o Capitão Antônio de Brito Freire, decidiu-se que fosse queimada.
Refs.: Cód. 675, fl. 252, Fundo Geral BN Lisboa; Antônio Marques ESPARTEIRO, Marinha brigantina, vol. I (naus e navetas), p.172; Quirino da FONSECA, Os portugueses no mar, vol. I, pp.536 e segs.
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Nau - "NOSSA SENHORA DA CARIDADE, SÃO FRANCISCO DE PAULA E SANTO ANTÔNIO"
Histórico - A construção dessa nau foi iniciada em 7 de janeiro de 1756 e o seu lançamento ao mar deu-se em 28 de setembro de 1757. Foi construída para substituir uma nau homônima que servia à Carreira da Índia e que fora desmanchada no estaleiro baiano. Serviu na navegação do Oriente e em várias missões. O encontro de farta documentação a seu respeito permitiu ao autor deste trabalho reconstituir toda a sua história.
Reis.: Ms. 1.522-1.524, 2.038-2.039, 2.071-2.076, 2.169-2.172, 2.289-2.296, 2.455-2.456, 2.567, 3.314-3.318, 3.368-3.741, 4.001-4.007, 5.344-5.345, 6.279, 6.912-6.914, 6.941, 6.950, 6.978-6.979, Bahia. P.a.c., AHU; José Roberto do Amaral LAPA, "Memória sobre a nau Nossa Senhora da Caridade", in Estudos Históricos(2), Marília, dezembro de 1963.