Alberto Sales, ideólogo da República

"do comércio e da indústria. Há, pois, uma relação íntima e permanente entre as modificações que se operam na estrutura e nas funções do aparelho político e as que se efetuam, paralelamente, na estrutura e funções do aparelho escolar"(194). Nota do Autor

b) O fim da educação. - Entendido o fato pedagógico nesses termos, afirma então Alberto Sales "que não é com o ensino de noções de todos os ramos dos conhecimentos humanos indistintamente que se obtém uma educação universal, de harmonia com a generalização do pensamento e caracterizada pelo seu ponto de vista de conjunto; há muita coisa que não se precisa saber, nem estudar, para se ter, entretanto, conforme a opinião de Augusto Comte, uma educação universal"(195). Nota do Autor Isto porque "a universalidade da educação, como base de uma nova ordem social, só pode ser requerida, como V. S. [Júlio Ribeiro] há de inevitavelmente confessar, para o fim de fazer prevalecer em toda a parte, entre os povos continuadores da civilização ocidental, um sistema comum de ideias e de opiniões, capaz de estabelecer a ordem e a harmonia no desenvolvimento de todas as esferas da atividade humana. Sem esse acordo prévio das inteligências, por uma generalização sistemática e disciplinar do pensamento, não há tentativa alguma de reorganização social que ofereça sérias garantias de estabilidade e permanência. Como, porém, obter-se essa unidade, essa convergência admirável e espontânea das consciências, para um sistema comum de ideias e opiniões? Será, por ventura, organizando-se uma educação que, na distribuição do ensino, procure divulgar indistintamente noções de todos os ramos dos conhecimentos humanos? Certamente que não. Esse acordo só poderá ser conseguido pela divulgação metódica do conhecimento das leis que regem as diferentes categorias de fenômenos, desde a matemática até a sociologia. Só neste terreno elevado da abstração, pela interdependência natural das ciências fundamentais será possível a realização da harmonia e da solidariedade nos domínios do pensamento"(196). Nota do Autor

Alberto Sales, todavia, é o primeiro a reconhecer a complexidade da militância pedagógica: "Não é certamente uma"

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