"precisa ser feita de acordo com a característica psicológica da raça, com o grau de evolução histórica e com as fases naturais da evolução cerebral; que o aparelho escolar, seu verdadeiro e único órgão, faz parte integrante da estrutura política geral, cujas modificações acompanha e deve, conseguintemente, ser considerado como uma das instituições mais importantes da nacionalidade; finalmente, que é da constituição mesma desse aparelho, das relações de coexistência e intimidade que ele mantém com a estrutura política, que se deduz a fórmula legítima do momentoso e fecundo princípio da liberdade do ensino"(204). Nota do Autor
c) Ensino livre. - A grande celeuma em torno da liberdade de ensino teve em Alberto Sales um dos seus principais agitadores. Consoante informa Roque Spencer Maciel de Barros, "quando, nos primórdios da "ilustração brasileira", não tínhamos senão, no domínio do ensino superior, algumas faculdades isoladas, todas oficiais, apareceu à maioria dos renovadores de então que a solução de todos os nossos problemas estava na decretação da "liberdade de ensino". Sem dúvida era liberal, ou confundia-se com o liberalismo, essa forma de compreender o problema. E o era porque liberal não era então o Estado, em que pese a tão celebrada tolerância do imperador. Um Estado que limitava a liberdade religiosa, que, no seu código criminal, optava por certas doutrinas metafísicas, como na constituição optava por uma religião que, politicamente, obedecia, em última análise, à vontade de um homem, manifestando-se através do poder dos poderes - o moderador -, estava certamente muito longe dos ideais definidos na Declaração dos Direitos do Homem ou das teorias jurídicas de um Kant, de um Fichte, ou de um Stuart Mill. Nesse caso, libertar o ensino era um meio de libertar o país"(205). Nota do Autor Na luta contra o "Estado-educador" uniram-se liberais e positivistas, cada um a sua maneira, pois enquanto para os primeiros o ensino livre é uma de suas reivindicações constantes, convencidos que estavam de que o Estado-absoluto soçobrara entre os escombros da Revolução Francesa, para os positivistas, como observa Roque Spencer Maciel de Barros resumindo o pensamento de Teixeira Mendes, "só o ensino livre, a liberdade de ensino, com a supressão das escolas"