Alberto Sales, ideólogo da República

"é urgente extirpá-lo de uma vez da nossa organização política. Além disso, o ensino deve ser generalizado por tal forma que todas as classes sociais encontrem igualmente as mesmas facilidades para instruir-se e enriquecer o seu cérebro de noções úteis e indispensáveisà sua evolução mental. Tanto o pobre como o rico devem usufruir este grande benefício que nos trouxe a civilização contémporânea, com a menor soma possível de sacrifícios. Por outro lado, a secularização, fazendo do ensino um campo inteiramente neutral, afasta da escola as disputas anarquizadoras de seitas e contribui para a elaboração desse espírito de tolerância, aliás tão necessário para o ponto de vista essencialmente relativo da ação governativa, principalmente quando a instrução popular é organizada de um modo científico ou integral" (208). Nota do Autor

Daí a conclusão a que chega Alberto Sales: "Uma vez reconhecido o fato de que a escola faz parte integrante da estrutura política geral, a primeira consequência que daí naturalmente decorre é que, na organização do aparelho escolar, deve-se proceder do mesmo modo que em relação aos outros, limitando-se o Estado a traçar simplesmente as linhas gerais de sua constituição, a definir e caracterizar as diferentes ordens ou categorias de instituições de ensino, a regular as suas mútuas relações, a estabelecer, em relação aos diplomas, as garantias necessárias à vida e ao interesse, tanto do indivíduo, como da própria sociedade, mas concedendo-lhe inteira liberdade e independência no exercício de suas funções. A difusão do ensino, que é a função característica deste aparelho, como a distribuição da justiça é a do aparelho judiciário, é um dever social que incumbe ao próprio professor e do qual ele tem que se desempenhar, de acordo com a sua competência intelectual e moral e com os nobres e elevados interesses da ciência. Quer isto dizer que a organização do ensino em seus diferentes graus; dos programas das diversas instituições escolares; da extensão, duração e especialização dos cursos; das condições de administração ou de matrícula dos alunos, bem como da disciplina escolar; tudo, enfim, que afeta direta ou indiretamente o ensino em si, deve ficar a cargo exclusivo das congregações, dos grupos de professores ou das associações particulares, que para"

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