"esse fim se organizarem ou se constituírem com a autorização do Estado"(209). Nota do Autor
Essas questões suscitadas pela "ciência da educação" de Alberto Sales são ainda hoje de alguma oportunidade, transbordando do mero interesse histórico, podendo servir para uma proposição mais consciente e fecunda de uma política nacional de educação que, ao ver de Roque Spencer Maciel de Barros, "teimamos ainda em não possuir"(210). Nota do Autor Como também oportunas são as críticas às instituições escolares de seu tempo, onde a Academia de Direito aparece como um "polipeiro de metafísica e pedantismo insolente"(211), Nota do Autor e, assim, "ou as nossas Faculdades dão entrada aos novos processos científicos e deixam-se influenciar pela moderna corrente intelectual, e neste caso se colocam na altura das necessidades do tempo, ou então continuam emperradas, guardando com zelo a velha mobília científica, doirada de teologia e metafísica, apegadas ao método subjetivo como a ostra ao rochedo, e neste caso precisam de ser eliminadas desde já, como instituições completamente inúteis e que só servem para acarretar despesas improdutivas ao país"(212). Nota do Autor