Alberto Sales, ideólogo da República

para sua plena realização, o emprego de uma doutrina sobre o homem e a sociedade que pudesse servir de guia à política das novas gerações.

4. O presente estudo visa a mostrar e a demonstrar de que maneira os numerosos temas que foram objetos da meditação de Alberto Sales compõem uma rigorosa unidade que tem como centro o problema político, pois sua filosofia não é senão uma reflexão acerca das instituições, e sua singularidade, entre nós, consistiu em prolongar o pensamento político aos restantes planos que devem servir-lhe de fundamentação teórica. E se daí surge, como de uma fonte propulsora, a obra de Alberto Sales em toda sua amplitude, daí também derivam suas grandes limitações. Por isso seria descabido pedir-lhe nem originalidade nem profundidade e, no entanto, sua empresa intelectual, situada no marco histórico de seu tempo, possui relevos que a fazem digna de apreço, já que não era fácil pensar com certa elevação num país destituído de estímulos culturais. Seu tema constante foi a reforma política, que ele queria fundamentar em princípios científicos incontrovertíveis, com o fim de racionalizar uma vida social que se lhe aparecia, então, entregue a uma pura vitalidade inorgânica presidida pela improvisação. Em suma, foi Alberto Sales mais que um filósofo da política, um político interessado pela filosofia, sendo um dos primeiros a abordar em nosso país alguns dos problemas que sempre preocuparam aos filósofos, e conhecer suas ideias é conhecer uma das reações brasileiras ao pensamento europeu do século XIX.

Assim sendo, a filosofia de Alberto Sales é inteiramente "prática" e seu objetivo primordial era construir um sistema de ideias que fosse eficaz para formular a nova ordem política. Com isto, fez-se ideólogo, um entusiasta adorador das ideias. Mas se acreditava no poder da inteligência, suas criações puras só tinham interesse na medida em que podiam servir de meios adequados à edificação social: suas disputações eram busca de verdades úteis e viáveis. Nesse sentido, lembra um de seus mestres, Lastárria, em quem "todo o aparato filosófico de sua obra havia sido erigido pela necessidade de esclarecer, sistematizar e fazer mais eficaz a ação pública das novas gerações, que deviam realizar a democracia"(31). Nota do Autor A própria

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