ali no Pontal da Barra uma estação telegráfica e a respectiva vigia. Há uma única rua, cercada lado a lado por imensas dunas de areias, 29 prédios, sendo 27 residenciais, um onde funciona o telégrafo e outro a capela. Ali vivem 125 habitantes. A pesca é abundante e seus moradores dividem seu tempo em pescar e coletar coco de praia.
O quarto grupo de povoados onde a característica principal é a do cultivo de cereais. Neste teríamos Pontes e alguns agrupamentos que não chegam a atingir 25 fogos, dispostos à margem do rio Marituba.
Não ficaria completa a nossa classificação se não nos referíssemos ao povoado de Marituba que é especial, artificial. Planejado e construído ao redor de uma fábrica de tecidos, sendo o segundo em número de habitantes, com 608. Há 104 prédios, sendo cem exclusivamente domiciliares, os demais são: a fábrica, o armazém, a escola e a capela.
Construído no município de Piaçabuçu com a finalidade de fugir do domínio do sindicato de Penedo, pois a sindicalização em nosso país tem base municipal, os proprietários da fábrica venderam as que possuíam em Penedo, edificando esta moderna tecelagem. Além da fábrica construíram a estrada que faz a ligação com Penedo. Seus antigos empregados de Penedo é que residem nas cem casas. Não há praticamente ligação com a "cidade" de Piaçabuçu e nem com seus moradores. É um povoado voltado para Penedo e seus moradores, condição sine qua non, são todos empregados na indústria de tecelagem.
Piaçabuçu difere dos demais povoados enumerados não pelo fato de ser sede de município, mas por ser o lugar onde se pode gastar dinheiro, pois é nele que se realiza a feira hebdomadária. Feira onde, além do escambo,