social, política, militar e diplomática do Brasil, em dez divisões, constituindo um corpo entre si, mas ligados todos por um sistema e título comum, podendo imprimir-se um volume ou um fascículo de cada divisão, sem dependência das outras, nesta ordem:
a) Textos de História Econômica.
b) Textos de História Social.
c) Textos de História Política.
d) Textos de História Militar.
e) Textos de História Diplomática.
f) Textos de História Religiosa.
g) Textos de História Jurídica.
h) Textos de História da Educação.
i) Textos de História da Imprensa.
j) Textos Biográficos.
k) Iconografia do Brasil.
Cada volume ou volumes de qualquer série conteria os textos inéditos ou não mais significativos e decisivos de nosso passado, para servir ao ensino e aos estudiosos.
4. Formação de Pesquisadores
Só o contato contínuo com os problemas dos Arquivos e Bibliotecas pode mostrar a extrema necessidade da existência de uma categoria de servidores dotados de outros conhecimentos que os exigidos na seleção dos atuais arquivistas e bibliotecários. As Seções de Livros Raros, de Manuscritos, Iconografia e Mapoteca e a de Publicações da Biblioteca Nacional, por exemplo, não podem cumprir melhor sua função com os atuais bibliotecários formados pelo curso de Biblioteconomia da Biblioteca Nacional.
Há deficiências notórias, tanto no curso de biblioteconomia, como no de arquivística. A formação de pesquisadores não visa atender apenas às exigências das tarefas do Instituto Nacional de Pesquisa Histórica, mas também às de outras instituições brasileiras. Para isso seria necessário criar a carreira de historiadores e pesquisadores(2) Nota do Autor para os serviços das bibliotecas e arquivos. Na verdade, não seria possível resolver o problema com a simples licenciatura em História, de vez que, como já dissemos, os alunos das Faculdades de Filosofia não aprendem o método e a pesquisa histórica e não conhecem catalogação, o que estudam os bibliotecários e é exigido nos