No Brasil, nos começos do Instituto Histórico, não se empregou nem investigar, nem pesquisar. Nas bases para a fundação do Instituto, nos seus Estatutos, se escreve coligir e metodizar os documentos;(2) Nota do Autor nas primeiras sessões, quando Cunha Barbosa propõe a organização de "instruções sobre o modo de haver notícias históricas e geográficas", e Rocha Cabral pede que o Instituto empregue "todos os seus esforços para mandar vir de Portugal importantes manuscritos",(3) Nota do Autor ou ainda na "Lembrança do que devem procurar nas províncias os sócios do Instituto Histórico Brasileiro para remeterem à sociedade central do Rio de Janeiro",(4) Nota do Autor não se usa nenhuma das expressões hoje consagradas, como pesquisa ou investigação. Creio que foi por influência da palavra inglesa research que o vocábulo pesquisa voltou a predominar no campo das ciências físicas e sociais.
A pesquisa histórica depende muito do Estado e do cuidado que este dedica à preservação documental,(5) Nota do Autor bem como, modernamente, nos países capitalistas, da assistência e ajuda da iniciativa privada, quer diretamente,(6) Nota do Autor quer por meio de fundações.(7) Nota do Autor No Brasil não se conta com a ajuda privada, tentada apenas, sem maiores resultados, por Assis Chateaubriand,(8) Nota do Autor e o Estado, que conserva mal o patrimônio histórico documental, não auxilia a investigação oficial ou privada. A Universidade, especialmente a federal, desconhece a pesquisa histórica.
A pesquisa privada não é muito cultivada, e contam-se nos dedos da mão os historiadores que frequentam as instituições eruditas; historiadores poderosos, deputados e reitores usam comumente dos serviços dessas instituições, solicitando que funcionários, distraídos de suas obrigações normais, façam as pesquisas para eles.
O que confunde facilmente os principiantes e perturba e aborrece os veteranos é a enorme quantidade de investigações medíocres, em que se distinguem não só amadores nacionais como profissionais americanos. São raras as investigações que tiveram êxito e que denunciam a mão de um mestre. A deficiência de técnica, a insuficiência