A pesquisa histórica no Brasil

1. O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

A pesquisa histórica no Brasil nasceu com a fundação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Antes existe apenas a pesquisa individual, o trabalho de um ou outro estudioso, que tenta encontrar, em arquivos nacionais ou estrangeiros, peças novas que fundamentem os temas a desenvolver.

Mas o gasto de tempo, dinheiro e trabalho que podiam ser economizados por uma melhor organização pública, convidam os pesquisadores a um encontro permanente que os ajude na tarefa preliminar e fundamental do trabalho histórico. Ainda assim, nem sempre os Institutos Históricos atendem a este apelo. Muitas vezes, domina um caráter acadêmico, avesso a tais iniciativas e propenso aos trabalhos mais ornamentais e sociais, como comemorações, necrológios, elogios históricos, conferências e discursos.

No caso brasileiro não houve tal discordância. Tal como a fundação da American Historical Association em 1884, a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro serviu de estímulo para tarefa desta natureza. Nos estatutos fixava-se claramente que o principal fim e objetivo do Instituto era coligir, metodizar, publicar ou arquivar os documentos necessários para a história e geografia do Império do Brasil.(1) Nota do Autor Ele não surgia como organização puramente acadêmica, mas com o objetivo de investigar, organizar e publicar os documentos históricos brasileiros.

O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro nascia inspirado pelos melhores e mais corretos princípios que acabavam de ser lançados pela escola alemã. Procurar os documentos, coligi-los, classificá-los e publicá-los, era impor aos membros do Instituto a mais perfeita e atual regra de metodologia histórica. O próprio fato de colocar a publicação como tarefa posterior bem mostra a correção do art. 1° dos seus Estatutos. Os historiadores brasileiros e a sua principal instituição sabiam, assim, desde o início, o que se devia entender e fazer em matéria de história. Se acasos e descaminhos perturbaram esta marcha inicial, tão bem organizada, a culpa não coube aos sábios fundadores do Instituto Histórico.

A pesquisa histórica brasileira nasceu, pois, com o próprio aparecimento do Instituto. É certo que, antes, alguns estudiosos já se haviam encaminhado pela pura pesquisa, deixando de lado a velha compilação que estava então em uso, sem contar com o inquérito e a observação que haviam sido utilizados pelos cronistas e pelos que

A pesquisa histórica no Brasil - Página 42 - Thumb Visualização
Formato
Texto