Eça de Queirós, agitador no Brasil

MANIFESTO EM FAVOR DOS PATRIOTAS GOIANENSES(1) Nota do Autor

"Os abaixo assinados, nada podendo no sentido de fazer cessar o excessivo rigor com que tem sido tratados pelas autoridades desta comarca os negociantes que foram injustamente envolvidos no processo a que deram lugar diversas violências que sofreram alguns portuguêses residentes na cidade de Goiana, julgam do seu dever dar um público testemunho em favor daqueles seus concidadãos, que por falsas aparências, e por efeito de intrigas vis, de mesquinhas calúnias, acham-se foragidos e sob o pêlo da infamante imputação de crimes, que não cometeram, e que são incapazes de cometer.

Sirva-lhes ao menos esta espontânea manifestação de lenitivo aos desgostos e sofrimentos por que estão passando sem que ainda lhes tenham sido possível obter justiça, o que por certo alcançarão logo que as autoridades, sob cuja jurisdição se acham convencidas da falsidade de apreciações precipitadas, quiserem examinar os fatos com calma e imparcialidade.

Estejam certos os Srs. Manuel Tavares Barreto, Cosme Damião da Silva, José Henrique César, José Domingues Antunes dos Reis, José Lopes de Lima, Trajano Medeiros de Albuquerque, Joaquim Carneiro de Mesquita Melo, José Antônio de Albuquerque, que apesar do infundado processo que lhes foi instaurado, e do roubo deste processo, fato praticado por inimigos seus para mais comprometê-los aos olhos das autoridades, não perderam coisa alguma no conceito dos abaixo assinados e do público em geral, que continuam a fazer justiça aos seus sentimentos, e lhes conservam o aprêço e estima a que têm direito por muitos honrosos títulos.

Goiana, 9 de outubro de 1875.

(as.) Ludovico Correia de Oliveira, Miguel Pessoa de Araújo Tavares, Manuel Henrique Alves da Silva, Frederico Augustõ Veloso da"

Eça de Queirós, agitador no Brasil  - Página 388 - Thumb Visualização
Formato
Texto