a lavratura de editais "para preparatório das ruas e limpeza para a festa do Corpo de Deus".
É possível, porém, que no capítulo do abastecimento de gêneros à cidade - e com maior razão às populações das Minas Gerais - o complexo das relações entre a Igreja e a cidade, através de sua Câmara, nem sempre pudessem coincidir. Este conflito assumiu proporções mais dramáticas ao tempo do surto da descoberta de ouro nas Minas Gerais, tendo por pião econômico as aldeias circunvizinhas de São Paulo - as de São Miguel, de Carapicuíba, do Embu, a aldeia de Pinheiros. Era evidente que os religiosos, de preferência administradores das aldeias onde se concentrava o indígena, não se interessavam puramente pelo destino espiritual do índio, pois este, na verdade, se apresentava, no fundo, problemático em relação a um outro mais contundente na época: a manutenção e conservação dos bens legados a diversas ordens pelos primeiros povoadores. A manutenção se traduzia pelo regime de exploração econômica das terras nos arredores de São Paulo, vastas glebas para cujo trato se impunha, na época, os sistemas de escravidão ou semiescravidão. Não só para a plantação, trato e colheita de gêneros, mas também para o transporte em direção às Gerais, onde a febre do ouro fazia esquecer a necessidade do cuidado da própria exploração agrícola nas regiões auríferas. Não foram poucos, pois, os indígenas saídos das aldeias administradas pelos religiosos usados na "Carreira das Minas", levando para as Gerais o mantimento difícil e pago em ouro, conforme se ilustra com algumas Ordens Régias da época.
A Câmara protestava contra a exploração do indígena. Percebe-se bem que o protesto não se caracterizava por um idealismo sadio ou um senso de justiça elevado. A edilidade representava, na verdade, os homens da Vila de São Paulo necessitados também do braço indígena que os religiosos teimavam em conservar agrupados nas aldeias para melhor controle da situação, evitando que o autóctone fosse presa fácil dos cidadãos, deixados ao deus-dará. Infere-se daí o urgente interesse das ordens religiosas na conservação das aldeias. Claro que este interesse se ocultava sob a capa bem larga e longa