com a sua carinha de porcelana, encontra-se no Museu da Cúria Metropolitana, uma peça curiosa do tamanho de um homem normal, muito simpática. Extraordinário São Jorge! Tão real era o seu aspecto militar, a que se prendiam profundos laços de santo, que durante muitos anos teve por morada o "velho quartel de linha", de onde foi desalojado em 1853. O coronel Pacífico Antônio Xavier de Barros, comandante do Corpo Fixo, estranhou a hospedagem do São Jorge em seu quartel e por ofício de 21 de maio de 1853 pediu ao governo da Província a sua remoção. Dele nos deixou Antônio Egídio Martins este retrato colorido: "era a figura de um guerreiro, vestindo arnez de ferro, pintado sobre a madeira, capa de veludo carmezim guarnecida de galão, chapéu com pluma branca, e trazendo uma lança em riste e um escudo com uma cruz branca no Centro"(20) Nota do Autor.
O historiador J. F. de Almeida Prado possuía um livro manuscrito do século XVIII, dando conta dos festejos de Santana, promovidos então pelo capitão-general D. Luís Antônio de Sousa. Intitula-se Relação das Festas Publicas que na Cidade de São Paulo fez o Illmo. Ex. Senhor Governador, o capitão-general D. Luiz Antonio de Sousa, em louvor da Senhora Santa Anna, com a ocasião de collocar a sua imagem em o altar novo da igreja do Colegio. Título tão comprido quanto foram os festejos desse recuado ano de 1770.
Tais festas desapareceram, ou delas restam muito poucas e raras reminiscências. As igrejas, porém, continuam na cidade, aumentando de número, pela criação de novas paróquias, a cada ano que passa. Em 1949, segundo uma lista oficial de Cúria, a Arquidiocese de São Paulo compunha-se de 131 paróquias, a mais velha de 1591, a de Nossa Senhora da Assunção e a mais nova de 1949, a de São Pancrácio de Interlagos. Já pela lista oficial de 1952 o número de paróquias subira para 149, um aumento portanto, de 18 paróquias em dois anos. Em 1965, o número de paróquias alcançava o total de 257, o que significa, em relação ao ano de 1952, um acréscimo de 108 paróquias. Por outro lado, a Arquidiocese de