Meus senhores: No pouco que tenho dito, vai implicitamente a afirmação do meu incessante culto pelos que, em tempos já afastados, souberam honrosamente expor a vida pela terra do nosso nascimento; e estará também, penso eu, no conceito imparcial dos nossos compatriotas, a verdadeira explicação dos meus sentimentos de afetuosa estima por quantos dignamente se dedicam à nobre profissão das armas.
Sinto-me verdadeiramente feliz vendo a minha velha amizade correspondida pela corporação dos nossos oficiais; e em nenhum outro recinto poderia eu achar-me com mais intima satisfação do que neste, onde hoje penetro pela primeira vez.
Agradeço ao Sr. Presidente da República o haver honrado esta solenidade com a sua presença. Agradeço ao Exército Brasileiro, ao Clube Militar e ao seu digno orador a grande honra com que lhes aprouve distinguir-me, magnificando generosamente os meus trabalhos de antanho, infelizmente para mim, há tanto tempo interrompidos, e engrandecendo os serviços que, em outros campos de ação, fui chamado a prestar nestes últimos dezenove anos. E não devo omitir que durante este derradeiro e largo período, só tenho sido um simples e dedicado executor da política de paz e concórdia invariavelmente observada por todos os Governos do Brasil. "