Histórica" mostra suas origens no Brasil, situa o feito de Varnhagen e Capistrano de Abreu, compila o que já se fez aqui e apresenta matéria nova.
O nosso plano primitivo incluía ainda, por sugestão vinda da leitura da obra de Eduard Meyer, Zur Theorie und Methodik der Geschichte, e de E. M. Hulme, History and its Neighbours, o estudo das relações da história com as ciências sociais e vizinhas, que auxiliam a interpretação. As lições dadas e os esboços escritos são ainda insatisfatórios e exigiam tempo para pesquisas e reflexão, retardando a publicação do livro.
Uma verdadeira compreensão do ensino superior da história exige o contato do estudante com os grandes e pequenos mestres, ou seja um curso de historiografia tal como existe na grande maioria das universidades europeias, norte-americanas e argentinas. Foi sentindo esta necessidade que esboçamos, no curso, a historiografia brasileira, que constituirá outro livro, pois seria impossível, pela extensão deste, incluí-la aqui.
A grande tarefa do ensino universitário da história é mostrar como se investiga, como se manejam as fontes, como se aplicam os métodos e a crítica, como se doutrina e interpreta o material colhido e criticado, na tentativa de recriar o passado numa composição ou síntese histórica. Esta Teoria representa uma primeira tentativa do autor no sentido de atender a esses objetivos. Certamente não está isenta de falhas, mas anima-nos, sobretudo, ao publicá-la, a ideia de que ela possa ser, ainda sob forma imperfeita, de utilidade a professores e alunos.
Não é por simples lembrança dos dias que juntos e unidos discutimos o plano deste livro, que era então simples ideal, nem em recordação dos anos de trabalho na pesquisa, na criação e na revisão que quero agradecer a Lêda, minha mulher. Que se saiba que muito lhe cabe, é o que desejo, como desejo agradecer ao meu amigo Augusto Meyer as inúmeras sugestões feitas em conversas diárias e o estímulo que dele sempre recebi. O nosso agradecimento se estende a todos aqueles que colaboraram neste livro, indicando fontes, referindo ou fornecendo livros, corrigindo erros, apontando deficiências. Pedimos insistentemente aos leitores que cooperem, revelando-nos os erros graves ou veniais que nos tenham escapado, por omissão ou ignorância. Saberemos aproveitar a lição.
1949.