Teoria da História do Brasil. Introdução metodológica - T2

geral, mas fazer esperar sempre por quadros de valor sempre novos e incalculáveis. Este é um ponto central, que expulsa o fantasma das leis gerais, não sujeitas ao tempo, com as quais a história e a vida nada podem fazer(14). Nota do Autor

O realismo histórico que assim se nutre, não se exaure na observação "factual", nem na forte acolhida dos elementos econômicos e sociológicos, mas aprecia também a imprevisível criação e procriação de valores e sentidos históricos, a decisão e a irracionalidade da massa.

Disto tudo pode-se concluir que a verdadeira análise histórica nunca decompõe meros processos isolados, para depois sintetizá-los de novo, segundo leis ou regras gerais sempre idênticas. Ela pesquisa a estrutura e totalidade dos acontecimentos e encontra por toda parte grandes conexões vitais, que dominam períodos inteiros, e deve basear-se sempre na unidade econômico-espiritual anterior, na necessidade da separação e contradição espiritual-econômica atual, na decisão da liderança e do povo, e nos tumultos, irracionalidades e acasos.

Foi sentindo as deficiências de uma historiografia que se desencaminha destes roteiros, que Ortega y Gasset escreveu seu ensaio crítico pleiteando a formulação da historiologia. É inaceitável na historiografia e filosofia atuais o desnível existente entre a precisão usada para obter ou manejar documentos e a imprecisão, mais ainda, a miséria intelectual no uso das ideias construtivas.

A história tem que ser uma construção e não um agregado de dados e fatos. Nem a simples construção hipotética mais ou menos filosófica, tão criticada na época de Hegel, nem a aglutinação de dados, a que conduziu a simples caça do documento, a laboriosa atitude de crítica. A história deve compor-se de um núcleo a priori, os documentos, que cumpre pesquisar; de um exame crítico que apura e depura este material; de uma interpretação que inclui hipóteses e induções, destinadas à real reconstrução

Teoria da História do Brasil. Introdução metodológica - T2 - Página 292 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra